Nessa semana estava vendo um filme infantojuvenil que no final toca uma bela música que tem por titulo “The Climb”, que quer dizer “a escalada” . Passa a jornada de uma menina que retorna às suas origens e que por muito tempo tentou ser uma pessoa que não era e que para retornar a sua origem teve que domar a si mesmo.

Percebi, como na canção, nossa vida é como uma montanha, onde o topo, ou cume é a chegada, é a vitória, a conquista que tanto almejamos e para chegamos até lá temos que escalar. E escalar a montanha não é uma tarefa fácil.

Quando penso em montanha, vem na mente pessoas que chegaram ao cume de uma montanha e não na escalada, que passou frio, fome e inúmeras adversidades antes de chegar ao pico da montanha, ou seja, no ponto máximo de sua jornada.

No dicionário Montanha ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é um  acidente geográfico. Ora, acidente me remete a adversidade, a coisas inesperadas, condições imprevistas! E em nossa vida para chegarmos aos nossos destinos, teremos que escalar e escalar e se, por algum motivo, escorregarmos nas rochas ou nas pedras, vamos nos reerguer e continuar escalando, pois se pararmos teremos que descer e nunca vamos chegar ao nosso lugar e nunca saberemos como seria o cume da montanha.

Eu sei que, por vezes, temos a certeza que vamos chegar, que vamos alcançar, mas também, por diversas vezes, ouvimos ou pensamos que não consiguiremos alcançar.

A bíblia diz que Deus se agrada daqueles que não retrocedem, dos que não olham para trás e também diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu; Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora...
(Eclesiastes 3:1-6)

Se estamos no tempo da escalada, então vamos, matadoras de gigantes, continuar a escalada e não podemos retroceder, não podemos desistir. As batalhas podem ser difíceis e escorregadias, mas quando chegarmos ao cume teremos a certeza do quanto valeu a pena e a vista de lá será deslumbrante.

Descobri também que a maior parte dos grandes rios nascem em montanhas. Era tudo que eu precisava saber, pois os rios me lembram vida, suprimento, renovação, limpeza e que no cume da montanha, no auge da nossa escalada nascerão rios límpidos.

E quanto a música que me inspirou pra fazer este texto, eis a tradução:

“Eu quase posso ver
O sonho que estou sonhando, mas
Há uma voz dentro da minha cabeça dizendo
Você nunca vai alcançá-lo

Cada passo que eu estou dando
Cada movimento que eu faço, parece
Perdido, está sem direção

Minha fé está abalada
Mas eu, eu tenho que continuar tentando
Tenho que manter minha cabeça erguida

Sempre haverá outra montanha
Eu sempre vou querer move-la
Sempre será uma batalha difícil
Às vezes eu terei que perder

As lutas que estou enfrentando
As oportunidades que eu estou tendo
Às vezes podem me derrubar, mas
Não, eu não estou caindo
Eu posso não saber disso

Mas estes são os momentos que
Eu mais vou lembrar,
Só tenho que continuar
E eu, eu tenho que ser forte
Continuar escalando......”

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado...” (Habacuque 3:17)

Mesmo que tudo pareça contrário e não enxergue a solução, tenha certeza, O Senhor Deus é fiel. Faz-me lembrar que a bíblia diz, também, que ainda que uma mãe se esqueça de seu filho, Ele NUNCA se esquecerá de nós. Então pode estar muito difícil, pois temos que passar pela fase da escalada para conseguirmos chegar ao cume de uma montanha, mas Ele é o único que podemos ter certeza que diz a verdade. E Habacuque em sua oração ainda diz que mesmo que não tenha nada Ele terá alegria, Ele se alegrará no Deus que deu a sua salvação, pois o Senhor Deus é a nossa força e com Ele nada tememos!

Beijinhos,
Geisa Pereira.

Escreva aqui o seu comentário!