Na maioria das minhas orações peço a Deus coisas que eu preciso todos os dias. Elas são necessidades legítimas. Deus está realmente preocupado com as necessidades da minha vida?

“Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano” (Lucas 11:3).


O que é este pão cotidiano do qual Jesus fala, introduzido na Oração do Senhor? Uma fatia de pão italiano quente na minha porta todas as manhãs? Isso seria bom.

O pão é um alimento básico de toda cultura. De pães asmos a pães com fermento, o trigo tem sido misturado com água e com óleo e colocado sobre o fogo por todas as civilizações. O que é a primeira coisa que um restaurante leva antes da refeição? Pão. (Certo, talvez os restaurantes mexicanos não, mas aquelas tortilhas são feitas de trigo. Elas só estão fritas em óleo).

Mas que tal uma pequena mudança no cardápio diário: “Dá-nos hoje o nosso sorvete com lascas de chocolate moca cotidiano” ou “Dá-nos hoje o nosso caviar de baleia beluga cotidiano”?

Essas coisas são luxos, não necessidades. Desculpe, Deus não as promete.

O pão é uma necessidade valiosa, saborosa e bem-vinda, mas certamente não  é extravagante.

Jesus nos diz para pedirmos pelas necessidades da vida, mas ele promete supri-las?

Logo depois deste apelo pelo pão diário, também encontrado em Mateus 6, Jesus apresenta sua famosa passagem “Não se preocupem”: “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (versículo 25). Deus cuida das aves, das flores e da grama e fornece o básico que elas precisam para existir (versículos 26-30). 

Por que nós não? Nós não somos mais importantes do que uma andorinha que faz ninho em celeiros, uma petúnia multiflora e uma folha de capim da Bahia?
Pode apostar uma fatia de pão doce fermentado que somos.

Nessa afirmação vem uma promessa de Deus de fornecer comida, roupa e bebida (versículos 25-34) à sua mais importante criação na terra. Mais uma vez o necessário.
Jesus nos diz para pedirmos, em seguida promete dar-nos o básico que precisamos para sobreviver.
Então não se preocupe; ore. Deus tem algo maravilhoso para nós assando no forno. Você consegue sentir o cheiro?

Max on Life (Livro de Max Lucado)

Escreva aqui o seu comentário!